A tecnologia e sua coluna

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O avanço da tecnologia tem facilitado bastante nossa vida e, na atualidade, é difícil encontrarmos uma pessoa que não seja adepta a essa evolução. Bilhões de pessoas estão utilizando celulares no planeta, porém sem observar e se importar com a postura correta. E o que isso nos implica? Você é capaz de imaginar o quanto o uso do celular em posições inadequadas pode prejudicar a sua coluna?

Segundo estudo publicado na revista científica Surgical Technology Internacional, ao inclinarmos a cabeça para baixo, para olhar o celular , é possível gerarmos um impacto de até 27 kg para a nossa coluna.

A cabeça humana pesa algo em torno de 5 kg, mas quando estamos em uma posição inclinada para frente, o peso imposto à coluna cervical (pescoço) aumenta drasticamente. Quanto maior for a inclinação da nossa cabeça, maior será a carga imposta à nossa coluna.

Essa carga sobe para 12 kg  em um ângulo de 15 graus, 18 kg a 30 graus, 22 kg a 45 graus e 27 kg a 60 graus (Representado em libras na figura abaixo). Este último peso corresponde ao peso médio de uma criança de 8 anos sobre a sua cervical.

 

 

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Uma boa postura é resultado da capacidade que os ligamentos, cápsulas e tônus muscular têm de suportar o corpo ereto, permitindo sua permanência em uma mesma posição por períodos prolongados, sem desconforto e com baixo consumo energético (Kendall, McCreary & Provance, 1995).

O estudo observa que essa postura é definida com as orelhas alinhadas e com os ombros e escápulas (omoplatas) para trás. Em alinhamento adequado, o estresse na coluna é diminuído.

As pessoas gastam em média de duas a quatro horas por dia com suas cabeças inclinadas sobre seus smartphones. Isso totaliza 700 a 1400 horas por ano de excesso de estresse sobre a coluna cervical.  É possível que um estudante gaste um extra de 5000 horas em uma má postura.

De acordo com o Dr. Kenneth K. Hansraj, chefe de cirurgia da coluna no New York Spine Surgery & Rehabilitation Medicine, a permanência constante em uma postura inadequada leva à perda da curva natural da coluna cervical, o que gera um grande aumento de cargas impostas sobre ela. Estas tensões podem levar a um desgaste precoce, degeneração e até possíveis cirurgias.

Como não é possível fugirmos destas tecnologias que causam tais problemas, as pessoas devem se conscientizar e se esforçar a usar os seus equipamentos em uma melhor posição e evitar tantas horas de uso por dia.

Uma  postura mais correta seria a cabeça erguida (evitando abaixar) e aparelho afastado do corpo. Não é necessário que este esteja sempre na altura dos olhos, tente encontrar uma posição confortável para o pescoço e braços. Além disso, é importante também fortalecer os músculos que protegem a coluna.

Cuide melhor de sua postura.  Seu corpo é seu maior bem.

 

Fontes:

Kendall FP, McCreary EK, Provance PG. Músculos: provas e funções. 4ª ed. São Paulo: Manole; 1995.

https://cbsminnesota.files.wordpress.com/2014/11/spine-study.pdf

 

 

by Karina Chaparro

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